Você está em: Home >> Sobre nós >> Sagração da Matriz

Reliquia de São Bnedito

SAGRAÇÃO DA PARÓQUIA MATRIZ DE SÃO BENEDITO - GUAIANASES

Há quase oito anos iniciou-se o projeto de reforma da Paróquia Matriz de São Benedito. Através do esforço e empenho de todos os paroquianos, juntamente aos fiéis da Comunidade Santa Cruz, atingiu-se o objetivo: "reformar a igreja e dar a ela novas instalações, mais amplas e bem dispostas para receber seus fiéis".
      Considerada a Igreja Matriz do bairro, sua reforma satisfez aos moradores e também ao centro comercial, pois tornou o local mais atrativo, e seu tamanho chamou a atenção da população.
      No dia 10 de outubro de 2004, todos os fiéis se reuniram junto a praça Iotiopé, próximo ao Cartório Eleitoral, para a celebração solene de "Sagração do Templo dedicado a São Benedito". Com a presença do Bispo Diocesano, Dom Fernando Legal, sdb. todos tiveram o prazer de prestigiar esta cerimônia que só pode ser presidida pelas bençãos de um bispo.
      Com muito fervor e ouvindo com fé a palavra, aquele momento foi importante para todos compreenderem o sentido de estarem reunidos como família, para que participassem da festa em comunhão.
      Dom Fernando iniciou a celebração nos ensinando o compromisso de sermos "Igreja viva", que caminha e testemunha o evangelho em nossas vidas. Permanecendo com a mesma alegria, toda população reunida seguiu eFoto da banda que se apresentou na solenidadem procissão até a Igreja, relembrando o povo de Deus marchando rumo a terra prometida. Com o som dos Arautos do Evangelho, todos entoaram cantos de harmonia para festejar este acontecimento.
      Durante a procissão era possível sentir a alegria dos fiéis que estavam presentes nesta comemoração, pois a Paróquia de São Benedito é a mais antiga de Guaianases, e sua Comunidade pertencente, a Igreja Santa Cruz, tem a estrutura mais antiga, da de mais de 100 anos, sendo assim conhecida e respeitada por todos. Seu pároco, Padre Valdir Viana, que desde 1990, preside uma igreja desta amplitude, se diz satisfeito e feliz com esta nova fase, presenteando seus paroquianos com este grande resultado, e agradecendo ao esforços de cada membro.
      Como foi a sagração - Chegando a Igreja, todos se reuniram próximos a porta principal de entrada, que fica em frente a Estação de Guaianases, para prestigiar a  abertura da nova igreja, pela bençao do bispo. Considerado o casal mais antigo da região e da Comunidade de São Benedito, Sr. Geraldo e Dona Maria, que muito contribuiram para o crescimento deste templo desde o primeiro Pároco Pe. Vitor, até os dias de hoje, foram convidados a entregarem as chaves da igreja a Dom Fernando Legal. Durante a abertura da porta, nosso bispo, em sinal de entrega desta casa aos seus fiéis, disse: "Entrai pelas portas do Senhor, dando graças, e nos seus átrios com hinos de louvor". Os Arautos do Evangelho entoaram um hino de ação de graças e todos foram aos poucos entrando na igreja. A cerimônia deu seguimento até que o bispo sagrasse todos os pontos da igreja, desde o altar até as doze colunas, cada uma delas com o nome dos apóstolos.
      Começando pelo altar, a água como sinal de vida nova, depois de abençoada foi aspergida, como sinal de purificação, no altar, nas paredes e em todos os fiéis presentes, representando a "Igreja viva". Durante este momento, o celebrante relembrou o batismo pelo qual, lavados em Cristo, nos torna templo do Espírito Santo.
      Ainda durante a solenidade, a Igreja de São Benedito recebeu mais um presente: A Relíquia de São Benedito Relíquia de São Benedito, guardada em local seguro(um pedacinho do osso deste santo tão especial para os brasileiros). e um livro do Ritual da Dedicação Da Igreja e Do Altar. Encerrando o Ritual de Dedicação, que foi a entrega da relíquia as mãos do nosso bispo, ele se preparou para a unção do altar e das paredes, com o óleo do Santo Crisma. Ungir o altar e as paredes da igreja santifica-as e fazem com que tornem símbolo do Cristo, ungido pelo Pai com o Espírito Santo. Em procissão com os demais presentes (Pe. Valdir, Pe. Cícero e ministros), as paredes e o altar foram ungidos, como manda a Santa Madre Igreja.
      Em seguida, prestigioiu-se o momento de incensação do altar e da Igreja. O incenso durante a celebração significa a divindade de Deus. O altar, depois de ungido, foi incensado e logo depois também a Igreja e todo povo. Este ato transformou a Igreja numa casa de oração, e quanto ao povo ali presente, estes estão purificando o templo vivo.
      Mas o processo de Sagração ainda não terminou. Depois de incensado e ungido, o altar e a Igreja foi preparado para a celebração eucarística. Isso significa o processo de iluminação do altar e da Igreja. Em seguida todos se reuniram para a Inauguração e benção da capela do Santíssimo Sacramento. O bispo, acompanhado pelos concelebrantes e ministros, levou em procissão o Santíssimo Sacramento até o sacrário, dando assim por finalizada a Cerimônia de Sagração.
      Segundo o padre Valdir Viana, este foi e continua sendo um grande desafio: preservar uma Igreja como a de São Benedito, e ela luta de cabeça erguida diariamente.
     Durante toda a cerimônia todos ficaram muito emocionados, pois a Sagração de uma Igreja acontece apenas uma vez. São ritos especiais, dos quais com toda dedicação a casa do próprio Pai é abençoada e entregue a Deus. Casa esta que irá acolher seus filhos.

10/10/2004 by ADMIN