Você está em: Home >> Liturgia / Sacramentos >> Benedito, o Santo Padroeiro

QUEM FOI SÃO BENEDITO?

São Benedito veio parar em Guaianases a pedido do juiz de paz  Benedito Leite d’Ávila,  que doou à Arquidiocese de São Paulo o terreno para a construção de uma Igreja.
     SÃO BENEDITO nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1526, no seio de família pobre – era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Ficou conhecido por “o negro” ou “o mouro” pela cor de sua pele. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço a Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles.
      Fez votos de pobreza, obediência, castidade e, cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade, sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo,  pois fazia muitas profecias.  Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade – mas co' alegria – suas atividades na cozinha do convento.
      Sempre preocupado com os mais pobres, retirava alguns alimentos do Convento escondidos dentro de suas roupas e os levava para os famintos.Conta a tradição que em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “O que escondes aí, embaixo de teu manto,  irmão Benedito?”  Ele humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!”  e,  abrindo o manto,  de fato apareceram rosas. São Benedito morreu  aos 63 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália, mas deixou aos moradores de Guaianases os ensinamentos do Evangelho e serviço aos mais necessitados.

LITURGIA: Na Matriz celebramos sua festa a 05 de outubro com as leituras próprias: Lv 19, 1-2.17-18; Sl 15; !Cor 1, 26-31; Mt 11, 25-30

SÃO BENEDITO, ROGAI POR NÓS!

26/08/2015 by ADMIN